Região Centro-Oeste, 28 de abril de 2025

O Portal de Notícias do Agronegócio

Herbicida proibido é identificado em fazenda no RS

Foram localizadas embalagens de defensivos agrícolas descartadas em local impróprio

Uma ação policial na zona rural do município de Bagé, no Rio Grande do Sul, buscou apurar a existência de local onde eram aplicados e manipulados insumos agrícolas ilegais, em especial pesticidas estrangeiros. Na propriedade inspecionada, foram localizadas embalagens de defensivos agrícolas descartadas em local impróprio, em desacordo com a legislação, e encontrados insumos armazenados de forma irregular, além de embalagens de “paraquat”, um herbicida de uso proibido.

A ação foi deflagrada por agentes da 1ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato de Bagé (Decrab), servidores do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura (DDV/Seapi), com o apoio da equipe de agentes da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras.  A denúncia, segundo Michelle Rodrigues, fiscal estadual agropecuária, chegou pelo canal oficial do DDV. Na oportunidade, os fiscais aplicaram as devidas infrações ao proprietário. 

Paraquat: herbicida proibido

O paraquat é um herbicida amplamente utilizado na agricultura desde os anos 1960, sendo que as vantagens apontadas no seu uso relacionam-se ao baixo custo e grande eficácia. É usado principalmente para o combate às plantas daninhas e também na secagem das folhas da soja, acelerando, assim, a colheita. 

Depois de estudos indicarem alta toxicidade, foi proibido em quase todo o mundo. No Brasil, a vedação aconteceu a partir do ano de 2017 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: Revista Cultivar

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.