Região Centro-Oeste, 9 de maio de 2025

O Portal de Notícias do Agronegócio

PEQUI EM PÓ: Inovação gastronômica e sustentabilidade no Cerrado

PEQUI EM PÓ: Inovação gastronômica e sustentabilidade no Cerrado
O fruto do pequizeiro, típico do Cerrado (Foto: Antônio Oliveira)

O pequi, uma fruta típica do Cerrado, destaca-se pelo seu sabor único e alto teor de proteínas, sendo amplamente consumido não apenas no Cerrado goiano, mas também em outros estados que compartilham esse bioma, como Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bahia. Recentemente, essa fruta ganhou uma nova forma de aproveitamento: a transformação em alimento em pó. Esta pesquisa inovadora, conduzida pelos professores Flavio Alves da Silva e Júlio César Briceno, juntamente com o mestrando Roberto Braz da Silva, preserva as características de cor e sabor que tornam o pequi um símbolo goiano.

Em 2023, Goiás extraiu 3,7 mil toneladas do pequi, com um retorno estimado de 5,65 milhões de reais, conforme dados do IBGE. A produção em pó amplia sua versatilidade, permitindo a utilização do fruto em diversas áreas, como gastronomia, cosméticos e farmácia. O pesquisador Flávio Silva ressalta que a técnica de desidratação, similar à utilizada na produção de leite em pó, facilita o armazenamento e transporte do pequi, além de suavizar seu sabor intenso.

A fruta e seu pó (Foto: UFG)

Além de proporcionar um melhor aproveitamento do fruto, o estudo revela que o pó de pequi é rico em antioxidantes e vitaminas, potencializando benefícios à saúde, como a melhora da função cardíaca e a proteção contra o envelhecimento da pele. A pesquisa também busca verificar a funcionalidade desses antioxidantes em humanos no futuro.

Flávio ainda destaca a importância de valorizar o pequizeiro, árvore do Cerrado, ameaçada pela exploração econômica. O objetivo é conscientizar a população sobre a relevância do pequi, incentivando práticas sustentáveis que beneficiem as comunidades locais.

Botões de flores do pequi (Foto: Antônio Oliveira)

A valorização da pesquisa acadêmica é outra contribuição significativa desse estudo, que também abrange alunos de mestrado e doutorado. Um estudante do Programa de Pós-Graduação em Agronomia está atualmente na Espanha, avaliando a polpa de pequi em um renomado instituto de pesquisas.

Recentemente, o Governo Federal sancionou a Lei 15.089/2025, que estabelece a Política Nacional para o Manejo Sustentável do pequi e outros frutos do Cerrado. A lei visa criar mecanismos para preservar o pequizeiro e fomentar pesquisas sobre a cultura e folclore dos frutos da região.

Fonte: Antônio Oliveira/Cerrado Rural

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.