A sazonalidade refere-se ao tempo certo de colheita e cultivo dos alimentos. Dessa forma, um alimento sazonal (frutas, legumes, verduras) é aquele colhido de acordo com sua época de safra natural, na qual a intervenção tecnológica não se faz tão necessária. Isso reduz o uso de agrotóxicos, de pesticidas e conservantes, e aumenta a qualidade nutricional do alimento.
Sendo assim, a sazonalidade permite a oferta de alimentos variados ao longo do ano, com qualidade (mais nutrientes e menos agrotóxicos) e ainda com preços mais baixos, o que ajuda na economia.
Adaptar a alimentação à estação do ano (alimentos sazonais) pode ter vários benefícios para a saúde e para a sua carteira, já que os alimentos da época costumam estar com preços mais baixos em relação a outros períodos do ano.
Acabamos de iniciar o mês de abril; então, descubra conosco os alimentos da safra deste mês e economize mais.
Benefícios de priorizar o consumo de alimentos sazonais
Ao dar preferência ao consumo de alimentos sazonais, as chances de adquirir um produto mais seguro em relação a resíduos de agroquímicos são maiores, já que o alimento não precisa de insumos extras para sua produção.

Além disso, quando se planta o alimento na época adequada, a cultura possui menor incidência de pragas, plantas daninhas e doenças. Também, ao serem colhidos na sua época natural, estes alimentos terão maiores níveis de antioxidantes e maior equilíbrio de nutrientes.
Outro ponto é que o consumo de alimentos sazonais traz benefícios econômicos para o seu bolso. Quando há grande oferta de um produto, o seu valor diminui. E os produtos sazonais são mais abundantes e, por isso, os preços tendem a ser mais baixos.
Os alimentos da safra de abril
A safra de abril é rica em alimentos de hortifruti variados. Os mais comuns que chegam ao mercado nesta época são, por categoria:
- Frutas: abacate, ameixa, banana, caqui, cidra, jaca, kiwi, maçã, mamão, pêra, laranja e uva.
- Verduras: alface, couve, espinafre, alho-poró, almeirão, brócolis, escarola e repolho.
- Legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, chuchu, gengibre, inhame, nabo, pepino e tomate.
Agora você já sabe! Consumir alimentos produzidos dentro da sua sazonalidade é bom para seu bolso e para sua saúde. Ao saber quais alimentos estão na safra, você pode planejar suas refeições em torno desses produtos, aproveitando o que está mais barato e disponível.
Fonte: Tempo.com