Região Centro-Oeste, 20 de maio de 2025

O Portal de Notícias do Agronegócio

Aos 192 anos, Jonathan é o animal mais velho do mundo; saiba a sua espécie

A espécie de Jonathan, que originalmente vem das Seychelles, é rara e já foi considerada extinta. Hoje, estima-se que existam cerca de 80 dessa linhagem no mundo

Jonathan, uma tartaruga-gigante Aldabra, foi reconhecida pelo Guinness World Records em 2019 como o animal terrestre mais velho do mundo.

Aos 192 anos, ele continua vivendo na ilha de Santa Helena, um território britânico localizado no Atlântico Sul. Sua residência oficial é uma mansão georgiana, onde passa seus dias entre os cuidados de veterinários e os visitantes que fazem questão de conhecê-lo.

Jonathan foi levado à ilha em 1882, aos cerca de 50 anos, como um presente para o governador da época, Sir William Gray-Wilson.

Desde então, ele viveu e sobreviveu a inúmeros eventos históricos, incluindo as duas Guerras Mundiais, a Guerra Fria, a queda da União Soviética e os avanços tecnológicos do século XXI.

A espécie de Jonathan, que originalmente vem das Seychelles, é rara e já foi considerada extinta. Hoje, estima-se que existam cerca de 80 tartarugas dessa linhagem no mundo.

Embora a longevidade de Jonathan seja notável, sua saúde não é mais a mesma. Com o passar dos anos, ele desenvolveu cegueira e perdeu o olfato, dificultando a alimentação.

Animal mais velho do mundo: a espécie de Jonathan é originária das Seychelles e bastante rara (Saint Helena’s Info/British Veterinary Association/Divulgação)

Para melhorar sua saúde, foi estabelecida uma dieta rica em vitaminas e calorias, composta por frutas como maçãs, bananas, goiabas, cenouras e pepinos, de acordo com o veterinário responsável pelo cui

O trabalho de Hollins com Jonathan começou em 2009, quando o encontrou em condições físicas precárias. Desde então, ele tem cuidado de Jonathan, alimentando-o manualmente para garantir que ele receba a quantidade necessária de calorias. A dieta personalizada tem mostrado bons resultados, e Jonathan parece estar se recuperando bem.

Apesar dos desafios relacionados à idade avançada, Jonathan ainda é um exemplo de vitalidade. Sua excelente audição lhe permite navegar pela ilha com facilidade, e ele é bastante popular entre os turistas que visitam Santa Helena. Jonathan já foi até tema de publicações internacionais e até apareceu em selos e moedas comemorativas da ilha.

A expectativa de vida das tartarugas de Seychelles é de cerca de 150 anos, mas Jonathan já ultrapassou essa marca por mais de 40 anos. Para se ter uma ideia, ele viveu mais do que Jeanne Calment, a pessoa mais velha registrada no mundo, que viveu até os 122 anos.

Além de ser um ícone de longevidade, Jonathan também conquistou um lugar especial no coração das pessoas. Sua popularidade é tamanha que ele até inspirou uma história de amor: um casal americano se conheceu devido à admiração pela tartaruga, e o homem fez o pedido de casamento na ilha, diante do famoso animal.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.