Região Centro-Oeste, 4 de maio de 2025

O Portal de Notícias do Agronegócio

Dia das Mães anima produtores de flores

Ceaflor amplia oferta de flores com expectativa de crescimento nas vendas
Orquídeas têm alta demanda no Dia das Mães André Luis Furtado/Embrapa O Dia das Mães, cele

O Dia das Mães, celebrado em 11 de maio de 2025, é a principal data para o setor de flores e plantas no Brasil, representando 16% do volume anual de vendas. De acordo com o Ibraflor, o segmento deve registrar um crescimento de 8% a 10% em comparação a 2024. No Ceaflor, muitos produtores ampliaram a oferta em 15% a 20% para suprir a demanda, demonstrando otimismo com a data.

As rosas e orquídeas continuam sendo as flores mais procuradas no Dia das Mães. No entanto, o clima quente no início do ano prejudicou a produção de orquídeas, resultando em uma queda de 10% na oferta e um aumento de 30% nos preços.

Localizado em Holambra, o Ceaflor é um dos maiores e mais completos mercados de flores da região. Foto: Divulgação Ceaflor

“Estamos vendendo tudo o que temos disponível, mas poderíamos ter comercializado muito mais”, lamenta Paulo Masato Fujiwara, da Flora Fuji.

Apesar disso, os consumidores encontram diversas opções, como:

  •  Flores de corte: alstromérias, rosas e gérberas
  •  Flores em vaso: violetas, begônias, kalanchoes e suculentas

Produtores investem em variedade e logística para impulsionar vendas

A Flor Fácil, comerciante de flores de corte no Ceaflor, projeta um aumento de 20% nas vendas em relação a 2024. Para facilitar a logística, a empresa criou o projeto “Pronto para você”, que oferece buquês e arranjos pré-montados para floriculturas e gardens centers.

Não faltam opções de flores de corte e em vaso para celebrar a data. Foto: Divulgação Ceaflor

“O Dia da Mulher foi excelente e, seguindo o ritmo do setor, o Dia das Mães também promete grandes resultados”, afirma Daniel Silva, da Flor Fácil.

Violetas e suculentas ganham destaque

O produtor Edson Vital, da Vital Flores e Plantas, ampliou sua produção em 20%, mas já tem praticamente tudo comercializado. “Mesmo com a produção ampliada, conseguiremos atender apenas 70% dos clientes. Felizmente, o clima colaborou, e as flores estão lindas”, explica.

Principal data do segmento de flores e plantas no Brasil deve registrar volume de vendas entre 8% e 10% maior que no ano passado. Foto: Divulgação Ceaflor


Amantiquira Plantas Ornamentais preparou 300 mil suculentas, um aumento de 15% em relação a 2024. “Nossa capacidade total é de 400 mil unidades, então ainda temos espaço para crescer”, destaca Tamara Cristina Baitelo, da Amantiquira.

Assim, apesar dos desafios climáticos, o setor se mostra otimista, com produção ampliada e diversidade de produtos. O Ceaflor garante uma ampla variedade de flores e acessórios, atendendo desde presentes acessíveis até arranjos premium para homenagear as mães em 2025.\

Fonte: Agro em Campo

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.