Região Centro-Oeste, 10 de maio de 2025

O Portal de Notícias do Agronegócio

Frente fria impacta o Centro-Sul do país com chuva e queda de temperatura

Sistema se desloca do Sul e também atinge Sudeste, influenciando, ainda, o regime de chuva no Centro-Oeste

Dia de mudanças no sul e de frente fria impactando três Regiões do país. Confira a previsão do tempo para este sábado e já comece o dia preparado:

Sul

A frente fria se desloca do Rio Grande do Sul para Santa Catarina e Paraná. Assim, a chuva cessa em território gaúcho, e a alta pressão volta a predominar, levando ar frio para o estado, propiciando o risco de geada nas regiões mais altas. Em solo catarinense, a chuva se concentrará na região centro-leste durante a madrugada e início da manhã, depois o tempo fica estável. No Paraná, as precipitações também se concentram no centro-leste devido ao deslocamento da frente fria para o leste, porém, os maiores acumulados serão sentidos no final da manhã e durante a tarde nas regiões próximas à costa.

Sudeste

A frente fria alcança São Paulo, com mais intensidade na faixa leste, porém, o efeito será sentido em todo o território paulista, com rajadas fortes de ventos. Nas cidades situadas no sul do estado, temporais são esperados já no meio da tarde, se estendendo até a noite. Nas áreas mais para o interior, a chuva será mais fraca e pontualmente forte em algumas regiões, chegando à capital paulista no período da tarde, quando o vento mudará de direção e a temperatura começará a cair rapidamente. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o tempo continua estável e quente devido à situação de pré-frontal, com ventos de noroeste.

Centro-Oeste

Devido à passagem da frente fria no Sudeste, os jatos de baixos níveis se deslocarão para leste, acompanhando o deslocamento da frente. Isso propiciará chuva fraca, podendo ser moderada em alguns momentos do dia (período da tarde), nas cidades que ficam no oeste de Mato Grosso (região de Cáceres) e mais para a região central de Mato Grosso do Sul, nas cidades de Corumbá e Aquidauana. Em Goiás, o tempo continua estável, com umidade relativa do ar podendo chegar abaixo dos 30%.

Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se aproxima ainda mais do continente, e toda a região do litoral do Ceará terá chuva volumosa durante todo o dia, incluindo Fortaleza, influenciando também o litoral do Rio Grande do Norte, porém, com chuva de menor volume e alternada com períodos de sol entre nuvens. Teresina e região serão influenciadas por este sistema, podendo ter chuva moderada no período da noite, com fortes rajadas de vento. A precipitação diminuiu no recôncavo baiano, mas ainda chove fraco, assim como no litoral de Sergipe até Pernambuco. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo segue estável, principalmente no interior, onde a umidade relativa do ar cairá abaixo dos 30%.

Norte

A aproximação da ZCIT no continente aumentará a chuva no extremo norte do Maranhão e Pará, com acumulados mais significativos em cidades mais próximas ao litoral. Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima terão pancadas de chuva no período da tarde, devido à umidade disponível e o aquecimento diurno.

Fonte: Canal Rural

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.