O estado de Mato Grosso iniciou a elaboração de um Plano de Promoção da Cultura Exportadora, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo central é expandir o número de empresas que realizam exportações, com um foco especial nas micro e pequenas empresas, através da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).
Apesar de se destacar como um dos maiores exportadores do Brasil em volume, impulsionado principalmente pelo agronegócio, Mato Grosso ainda enfrenta um desafio significativo na diversificação de seu perfil de exportadores. Dados de 2024 revelam que, das 251 empresas que venderam para o mercado internacional, apenas uma pequena parcela era composta por microempreendedores individuais (MEIs) ou microempresas (22), e empresas de pequeno porte (30). A grande maioria (199) era de médio e grande porte.
O estado de Mato Grosso iniciou a elaboração de um Plano de Promoção da Cultura Exportadora, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo central é expandir o número de empresas que realizam exportações, com um foco especial nas micro e pequenas empresas, através da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).
Apesar de se destacar como um dos maiores exportadores do Brasil em volume, impulsionado principalmente pelo agronegócio, Mato Grosso ainda enfrenta um desafio significativo na diversificação de seu perfil de exportadores. Dados de 2024 revelam que, das 251 empresas que venderam para o mercado internacional, apenas uma pequena parcela era composta por microempreendedores individuais (MEIs) ou microempresas (22), e empresas de pequeno porte (30). A grande maioria (199) era de médio e grande porte.
Embora o número total de exportadoras no estado tenha apresentado um crescimento nos últimos anos, passando de 231 em 2022 para 250 em 2023, esse aumento tem se concentrado principalmente nas grandes corporações.
Essa realidade contrasta com o cenário de Goiás, estado vizinho que, em 2024, registrou a exportação de 163 microempresas e MEIs, além de 71 empresas de pequeno porte, evidenciando o potencial ainda não explorado em Mato Grosso.
A estratégia para Mato Grosso envolve a construção colaborativa de um plano dinâmico e adaptado à realidade local, com ações direcionadas para estimular a exportação de novos produtos e envolver um leque mais amplo de empresas. Adoniram Magalhães, superintendente de Indústria e Comércio da Sedec, destacou a intenção de diversificar a pauta de exportações, para além do agronegócio, explorando o potencial de produtos como pulses, gergelim, serviços e itens industrializados, visando agregar mais valor à produção estadual.
Janaína André, consultora do BID e facilitadora da oficina de elaboração do plano, explicou que o resultado será uma matriz SWOT, identificando os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para os negócios mato-grossenses no contexto da exportação. O plano também buscará soluções para os desafios enfrentados pelos pequenos exportadores, em parceria com as instituições que já atuam no apoio ao comércio exterior.
A expectativa é que o plano final seja concluído até o final do primeiro semestre, servindo como um guia para políticas públicas, programas de capacitação e parcerias estratégicas que fomentem uma nova cultura exportadora em Mato Grosso, caracterizada por maior inclusão, diversificação e sustentabilidade.
Fonte: Cenário MT