Região Centro-Oeste, 21 de abril de 2025

Terça-feira tem alertas de chuvas intensas para 21 Estados

Formação de sistema de baixa umidade pode causar chuvas e alagamentos
Angra dos Reis (RJ) registrou 401 mm de chuvas em 96 horas, que causaram enchentes e desabrigaram mais de 380 pessoas — Foto: Prefeitura de Angra dos Reis

A segunda semana de abril começou com a formação de mais um sistema de baixa pressão que vai atuar sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (8/4). Desta vez, o sistema será de menor intensidade do que o registrado na última semana, mas vai provocar chuvas intensas e volumosas sobre a região Sul e também sobre partes do Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias.

Na última semana, uma frente fria causou chuvas e diversos transtornos, como alagamentos, inundações e deslizamentos. No Rio de Janeiro, os maiores volumes de chuva ocorreram na Região Serrana e na Costa Verde, com destaque para Angra dos Reis (RJ), que teve registro de 401 mm nas últimas 96 horas, segundo dados da estação pluviométrica de Lambicada, da Defesa Civil Municipal. Mais de 380 pessoas ficaram desalojadas no município no auge das chuvas.

Na Região Serrana do Rio, houve registro de 380,2 mm de chuva na estação do INMET, localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no município de Teresópolis. Em Petrópolis, também na Região Serrana, as fortes chuvas resultaram em 67 pessoas desabrigadas, segundo dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Chuvas vão acontecer com mais força nas extremidades do país — Foto: Inmet

Para esta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia alerta que a formação do novo sistema vai provocar chuvas volumosas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão indica que os acumulados entre segunda e terça-feira podem superar os 100 mm.

A precipitação vai aumentar sobre o Sudeste apenas a partir de quarta-feira (9/4). A tendência é que, com o canal de umidade organizado, as chuvas ocorram em diversas áreas do Brasil, inclusive em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. É importante ficar atento para a intensidade dessas chuvas, uma vez que o solo já se encontra encharcado em algumas áreas.

O sul da Bahia está em atenção para chuvas intensas, com volumes que podem chegar a 100 mm nesta segunda e terça-feira, segundo indicam os avisos emitidos pelo Inmet. A precipitação na Bahia vai ser o último efeito da frente que atingiu o Sul e Sudeste na última semana. As chuvas devem se concentrar no sul do Estado, com atenção especial para a faixa litorânea entre Nova Viçosa e Canavieiras. Outras cidades estão na rota das chuvas intensas, como Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itanhém, Itamaraju, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália.

Outros Estados brasileiros também estão sob alerta de chuvas intensas devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), que transporta umidade do Oceano Atlântico para o interior da Região Norte e para o litoral norte do Nordeste.

Fonte: Globo Rural

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.