Região Centro-Oeste, 24 de junho de 2026

O Portal de Notícias do Agronegócio

Período de vazio sanitário segue até 15 de setembro

Período é obrigatório e faz parte das ações de controle fitossanitário.
Foto: Aprosoja/MS

Medida busca proteger a safra 2026/2027

O vazio sanitário da soja está em vigor em Mato Grosso do Sul e segue até 15 de setembro de 2026, período em que os produtores rurais devem eliminar todas as plantas vivas da cultura, incluindo as voluntárias, conhecidas como “guaxas”. A medida, prevista na Portaria SDA/MAPA nº 1.579/2026, é obrigatória e tem como principal objetivo combater a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

Segundo a Aprosoja/MS, a eliminação das plantas durante a entressafra reduz a sobrevivência do fungo, diminuindo a pressão da doença na safra seguinte. Além de proteger a produtividade das lavouras, o vazio sanitário contribui para reduzir a necessidade de aplicações de fungicidas e preservar a eficiência dos produtos utilizados no manejo. Após o término do período, a semeadura da safra 2026/2027 estará autorizada entre 16 de setembro e 31 de dezembro.

A orientação é que os produtores mantenham o monitoramento constante das propriedades para eliminar eventuais plantas voluntárias, fortalecendo a competitividade e a sustentabilidade da sojicultura sul-mato-grossense.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.